terça-feira, 26 de março de 2013

Pedagogia do Oprimido: temas geradores


FACULDADE EÇA DE QUEIROS
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PROFESSOR: WASHINGTON SANTOS NASCIMENTO



PAULO FREIRE: PEDAGOGIA DO OPRIMIDO

Questões para reflexão


Construa um pequeno texto sobre a educação bancária a partir dos fragmentos abaixo:


“Porque a tônica da educação é preponderantemente esta — narrar, sempre narrar?”

“Em lugar de comunicar-se, o educador faz “comunicados” e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem”

“Na visão “bancária” da educação, o “saber” é uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada saber”


Quem é o educando, que é construído a partir deste educador da educação bancaria?

O educador é o que educa, o que sabe, o que pensa, o que diz a palavra, o que disciplina, o que opta e prescreve sua opção, o que atua, que escolhe o conteúdo programático,  que identifica a autoridade do saber com sua auto­ridade funcional, que opõe antagonicamente à liberdade dos educandos; estes devem adaptar-se às determinações da­quele e finalmente é o sujeito do processo: os educan­dos, meros objetos.


Quais são os pressupostos da concepção problematizadora e libertadora da educação.


Comente o trecho abaixo:

“O educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. Ambos, assim, se tornam sujeitos do processo em que crescem juntos e em que os “argumentos de autoridade” já não valem”

Porque o diálogo e a dialogicidade são essenciais para a educação como prática da liberdade?

O que são os temas geradores? Qual sua importância para uma nova concepção de educação?.



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