FACULDADE
EÇA DE QUEIROS
DISCIPLINA:
FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PROFESSOR:
WASHINGTON SANTOS NASCIMENTO
PAULO FREIRE: PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
Questões para reflexão
Construa
um pequeno texto sobre a educação bancária a partir dos fragmentos abaixo:
“Porque a tônica da
educação é preponderantemente esta — narrar, sempre narrar?”
“Em lugar de comunicar-se,
o educador faz “comunicados” e depósitos que os educandos, meras incidências,
recebem pacientemente, memorizam e repetem”
“Na visão “bancária” da
educação, o “saber” é uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada
saber”
Quem é o educando, que é construído a
partir deste educador da educação bancaria?
O educador é o que educa, o
que sabe, o que pensa, o que diz a palavra, o que disciplina, o que opta e
prescreve sua opção, o que atua, que escolhe o conteúdo programático, que identifica a autoridade do saber com sua
autoridade funcional, que opõe antagonicamente à liberdade dos educandos;
estes devem adaptar-se às determinações daquele e finalmente é o sujeito do
processo: os educandos, meros objetos.
Quais são os pressupostos da concepção
problematizadora e libertadora da educação.
Comente
o trecho abaixo:
“O
educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em
diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. Ambos, assim, se
tornam sujeitos do processo em que crescem juntos e em que os “argumentos de
autoridade” já não valem”
Porque
o diálogo e a dialogicidade são essenciais para a educação como prática da
liberdade?
O
que são os temas geradores? Qual sua importância para uma nova concepção de
educação?.
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