terça-feira, 9 de setembro de 2014

Artigo: modelos e regras


Segue o modelo do artigo 


METODOLOGIA CIENTÍFICA
WASHINGTON SANTOS NASCIMENTO

Artigos

São pequenos estudos, porém completos, que tratam de questões científicas. Normalmente assumem a estrutura de introdução-desenvolvimento e considerações finais. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (2003, p.2), é parte de "uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, processos, técnicas e resultados nas diversas áreas do conhecimento." A ABNT reconhece dois tipos de artigos:
  • artigo original: quando apresenta temas ou abordagens próprias. Geralmente relata resultados de pesquisa e é chamado em alguns periódicos de artigos científicos.
·         artigo de revisão: quando resume, analisa e discute informações já publicadas. Geralmente é resultado de pesquisa bibliográfica.

REGRAS PARA OS ARTIGOS

1. Digitados eletronicamente em editor de texto compativel com arquivos doc, no formato A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço entrelinhas de 1,5 e justificado. Artigos deverão ter no máximo 25 páginas, contando com as referências bibliográficas. Resenhas, entrevistas e demais textos devem obedecer o limite de cinco páginas.

2. Os títulos dos trabalhos deverão ser digitados em corpo 14, negrito, centralizado, constando na folha de rosto e na primeira página do documento. Os subtítulos em corpo 12, centralizado. Ambos em caixa alta e baixa.
 
3. Os artigos devem conter um resumo em português e inglês, de aproximadamente dez linhas, em fonte Times New Roman, corpo 11, espaço entrelinhas simples e justificado; e acompanhado de no máximo cinco palavras-chave.

4.     As tabelas (ou quadros) devem ser formatadas com o estilo Tabela do Microsoft Word. Todas as tabelas devem ter seus títulos incorporados, menção de sua(s) fonte(s), com referência bibliográfica completa, e estar numeradas sequencialmente.
5. As imagens devem ser digitalizadas, com resolução de ate 150 dpi, em formato png ou JPEG. No texto deve estar indicado o local onde cada foto deve ser inserida e sua respectiva legenda. As imagens devem incluir título e fonte com referência bibliográfica completa.
 
6. As notas deverão conter somente comentários necessários no desenvolvimento dos conceitos dos textos e não para citações bibliográficas. Devem vir em rodapé, com todas as referências às fontes de praxe. Os indicadores de nota de rodapé devem ser colocados depois da pontuação. Ex.: Brincadeira ou não, o certo é que as autoridades provinciais pediram a expulsão deste haitiano do Brasil.1

 
7. As citações de trechos de obras e documentos devem seguir estes padrões: até três linhas devem ser incorporadas ao texto entre aspas. A partir de quatro linhas, devem vir separadas do texto principal, digitadas em corpo 11, com recuo em relação à margem esquerda de 2,5 cm, sem aspas no começo e no fim. Em ambos os casos não se deve usar itálico.

 
8. Todas as citações devem estar acompanhadas de suas referências bibliográficas entre parênteses, com o sobrenome do(a) autor(a), ano e páginas da publicação. Exemplo (Walker, 2001, p. 196).

 
9. As Referências Bibliográficas deverão ser colocadas ao final do artigo em corpo 11, espaçamento 1,5, de acordo com as seguintes normas:

a) Fontes: indicar, com precisão, sua origem em documentos escritos, orais, iconográficos e outros. Fontes devem indicar na ordem, a instituição, o fundo, o documento e data em formato dd/mm/aaaa (este formato é válido para todas as indicações de datas).

b) Artigo em revista: Exemplo: ARAÚJO, Emanoel. Negras Memórias: o imaginário luso-afro-brasileiro e a herança da escravidão. Estudos Avançados, v. 18, n. 50, 2004, p. 242-250.

c) Capítulo em livro coletivo: Exemplo: CUNHA, Olívia Maria Gomes. Criadas para servir: domesticidade, intimidade e retribuição. In: CUNHA, Olívia Maria Gomes e GOMES, Flávio dos Santos (orgs.). Quase-cidadão: histórias e antropologias da pós-emancipação no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

d) Livro: Exemplo: SOUZA, Florentina da Silva. Afro-descendência em Cadernos Negros Jornal do MNU. São Paulo: Autêntica: 2005.

e) Tese ou dissertação: Exemplo: REIS, Isabel Cristina Ferreira dos. A família negra no tempo da escravidão: Bahia, 1850-1888. Tese (Doutorado em História), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2007.

f) Site: Exemplo: TRINDADE, Raquel. Solano Trindade, meu pai. Disponível em: www.quilombhoje.com.br/artigos/artigos.php. Acessado em: 15 de dezembro de 2009.

Não serão considerados textos remetidos fora destes padrões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário